segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Para quê servem as flores? - Danny Marks



A Bela Dama sentou-se no banco que ficava de frente para o jardim e ficou olhando os insetos que pousavam nas flores coloridas e perfumadas que nasciam.
— Posso sentar? Estou tão cansada....
A Bela Dama olhou para a mulher que já se sentava, depois de ter limpado cuidadosamente o banco, e sorriu.
 Marquei com um cliente para daqui a pouco — disse a moça — mas não quero chegar antes dele, sabe. Se chegar antes pode parecer que estou ansiosa para fechar o negócio; Não que não esteja, mas não posso deixa-lo perceber isso, entende?
A Bela Dama olhou para o rapaz que roubou uma linda flor que nascia logo ao lado da placa de “Não mexa nas plantas” e a deu a namorada que lhe retribuiu com um beijo doce.
 Puxa vida, detesto essa época do ano, fica muito abafado e florido, sou alérgica ao perfume das flores, detesto flores, sabe?
 Gosto das Cores —  disse a Bela Dama com sua voz suave.
 Ah, eu também, mas em um vestido ou quem sabe em uma pintura. As flores artificiais são muito melhores do que as de verdade, mais difíceis de estragar e muito práticas, não precisa estar regando nem nada.
Crianças correram por entre os jardins se deliciando com o perfume e correndo atrás das borboletas, rindo seu riso infantil.
 Se as flores estiverem nos seus devidos lugares não dão trabalho algum, bastam-se a si mesmas e cumprem suas tarefas.—  Disse a Bela Dama
 Não diga que acredita que as flores servem para alguma coisa?
 Não??!!!
 Claro que não sua boba! Bem, talvez sirvam para extrair perfumes ou para serem vendidas a algum homem que resolva presentear sua amante tola e romântica. Mas o que mais? Alguém come flores? Que valor nutritivo tem um ramalhete? Melhor seria se plantassem arvores frutíferas e hortaliças em vez de flores.
 As arvores precisam das flores para gerar os frutos...
 Ah sim, tem razão, mas não estava falando dessas e sim daquelas que não servem para nada, além de ficarem ocupando o lugar onde poderiam ser construídos caminhos ou qualquer outra coisa mais útil.
 Realmente não gosta de flores, não?
 Nada tão dramático, apenas acho que são inúteis, a natureza poderia ter criado uma coisa mais útil e prática do que as flores. Veja se fossem realmente úteis os animais teriam que ter uma florada por ano não é mesmo?
 E não tem? Talvez de uma forma sutil?
 Você é bem engraçada, o que você é uma Poetiza? Está apaixonada?
A Bela Dama observou um carro de floricultura levando uma coroa funerária como homenagem ao ente querido de alguém, antes de responder.
 Não sou poetiza, apenas gosto das flores, do que representam...
 Flores representam uma inutilidade da natureza, apenas isso. Acho que Deus estava meio que maluco quando criou as flores, se é que foi ele quem criou mesmo.
 Talvez exista algum propósito ainda não descoberto...
 Já sei, você é filosofa. Daquelas que ficam procurando um significado oculto para qualquer coisa que não seja pratica, mas deixa eu te dizer, já vi muita coisa neste mundo maluco em que a gente vive, todo tipo de coisa que acontece sem ter motivo algum, apenas acontece e pronto. As flores podem significar muito bem isso: que coisas inúteis e sem sentido podem aparecer e aparecem...Puxa, já estou atrasada, tenho que ir ao meu encontro, foi um prazer falar com você minha querida filosofa...
 Não sou filosofa também...
 Ah, não?!!! —  disse a mulher se afastando apressada sem esperar resposta...
A Bela Dama ficou mais um tempo olhando o jardim antes de falar para o vento perfumado:

 Não, pobre criatura, as flores são mais úteis do que imagina. Sou uma flor, como você, um tipo diferente por certo. É um jardim muito grande e todas nos misturamos nele e nos complementamos. Sempre em busca de um algo mais que não pode ser visto de perto. Somos todos feito flores, nossa diferença é que eu sei o que isso significa...



Danny Marks - 02/04/2006

6 comentários:

Por Amor disse...

Gostei muito deste texto...A beleza tem um significado para cada um que a enxerga...Alguns jamais a verão ...Pedro Pugliese

Danny Marks disse...

Pedro,

É verdade, uma profunda verdade. Cabe ao poeta tentar traduzir o belo para os vários olhares

Obrigado pela participação, seja sempre bem vindo

Marisa Giglio disse...

Danny , gostei bastante do texto .
Nas palavras do grande poeta
Manoel de Barros : " Não precisei
de ler São Paulo , Santo Agostinho,
São Jerônimo , nem Tomás de Aquino , nem São Francisco de Assis - para chegar a Deus .
Formigas me mostraram Ele ."
Eu acrescento : a mim, as flores também.
Beijos

Danny Marks disse...

Marisa, fico feliz que tenha gostado.
As coisas mais simples podem conter uma filosofia profunda que inspira pela suavidade com que nos toca.
Este deve estar impregnado do poder das flores, é o que me parece pelos comentários.

Obrigado, Beijos.

Fred Caju disse...

O Alberto da Cunha Melo sempre dizia algo interessante quando alguém dizia que algo saia de moda ou estava obsoleto: um lírio também é velho.

Danny Marks disse...

Fred,

rsrs, é verdade.
Olhai os lírios do campo...

Abraço forte

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...