sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A Senhora e a Morte (Animação) - Comentários Danny Marks


"A Senhora e a Morte" é um curta-metragem de animação espanhol, produzido por Antônio Banderas e dirigido por Javier Recio García, foi indicado ao Oscar em 2011 na categoria de melhor curta de animação, se tornando a primeira produção animada espanhola a conseguir este feito.

Sinopse: Uma senhora idosa olha nostálgica pela janela do quarto. Vemos uma fotografia de um senhor que ela acaricia com saudade. A doce velhinha vive sozinha em sua fazenda, aguardando a chegada da morte para encontrar seu amado marido novamente. Uma noite, enquanto dormia ela é convidada a atravessar as portas da morte. Quando está prestes a atravessar o portal, a velha senhora acorda dentro da enfermaria de um hospital onde um médico arrogante a trouxe de volta à vida, e ele vai lutar contra a morte para recuperar a vida da velha senhora à qualquer custo.
Apesar da temática esta animação é muito divertida. Passeia entre o desejo de morte de uma pessoa que já não tem mais o que esperar da vida, e todas as animadas tentativas da morte em levá-la já que o médico orgulhoso tem todas as artimanhas para que a velhinha continue entre nós.
A disputa entre o médico e a morte é impagável, com ótimas sacadas e muitas risadas e provoca boas reflexões. 

Um excelente vídeo para demonstrar como uma narrativa pode ser profunda e leve ao mesmo tempo, trabalhando apenas com imagens e sons, sem palavras, mas deixando a mensagem de forma simples e clara para qualquer público. 
O ritmo, a coesão, a coerência, as referências diretas e indiretas que partem do conhecimento enciclopédico mas são perfeitamente inseridas na narrativa, criam um efeito harmônico que foge ao lugar comum, apenas ampliando a abrangência narrativa, aprofundando as questões que são discutidas em subníveis de leitura.
Nada neste vídeo é desperdiçado, desde os arquétipos mais fortes até o mais simples (e hilário) contexto em que a história é narrada. Cria-se um efeito poético que toca profundamente, faz refletir, rir, e gera uma sensação de extase, de plenitude, fazendo da antitese narrativa uma forma de completar a narrativa pelos textos e subentendidos, tornando-a uma obra de arte que vai muito além do espaço que ocupa, completando-se em cada leitor.

Veja também os créditos, pois o curta tem extra.

Uma animação que pode mudar a sua vida (ou a sua morte).

Vídeo: Youtube
Texto: Danny Marks
Referências: Pitada de Cinema Cult ( http://pitadadecinema.blogspot.com.br/2012/12/a-senhora-e-morte-la-dama-y-la-muerte.html ) (2013)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...